Look Fantastic PT 728X90

Call of Duty: Mobile

Chave Móvel Digital



A Chave Móvel Digital (CMD) é um sistema simples e seguro de autenticação dos cidadãos em portais da Administração Pública na Internet e recentemente passou a estar disponível também em alguns sites de empresas privadas.

Se ainda não pediu a sua chave móvel saiba como o pode fazer e como a pode usar.

O que é a Chave Móvel Digital?

A Chave Móvel Digital é um meio de autenticação que permite a associação de um número de telemóvel ao número de identificação civil (NIC) para um cidadão português e o número de passaporte para um cidadão estrangeiro residente em Portugal.

Onde pedir a chave móvel?

Além do cartão de cidadão, o utilizador pode solicitar a sua chave móvel digital que permite a associação de um número de telemóvel e/ou e-mail ao número de identificação civil (NIC), para um cidadão português, e o número de passaporte para um cidadão estrangeiro residente em Portugal.

O pedido da Chave Móvel Digital pode ser realizado por cidadãos de idade igual ou superior a 16 anos, que não se encontrem interditos ou inabilitados, online ou presencialmente. Saiba como pedir a sua chave móvel aqui.

Como usar a chave móvel?

Usar a Chave Móvel para se autenticar é algo bastante simples. Para este tutorial vamos considerar o site da EDP que recentemente ganhou também suporte para autenticação via CMD. Para tal basta que acedam aqui e depois carreguem no logo associado à autenticação via CMD.


Em seguida basta que autorize a autenticação via CMD, indique o número do seu telemóvel e depois introduza o PIN associado. Em seguida irá receber um Código de segurança via SMS que terá de introduzir na plataforma.

Se tudo estiver correto basta que carregue em Confirmar para proceder à autenticação no serviço.


São apenas estes os passos para que, atualmente, se possa autenticar em sites do Governo e de empresas como a MEO, EDP, Millenium e Activo Bank. Se ainda não pediu a sua chave móvel, é melhor pensar nisso, pois através deste sistema de autenticação tudo é mais simples e cómodo.


Comentarios

Entradas populares