lunes, 3 de octubre de 2016

Governo vai financiar projetos de que queiram regressar a Portugal

Conselho de ministros aprova esta quinta-feira o Plano Estratégico para as Migrações, Para além do apoio a emigrantes que queiram voltar, Governo quer apoiar estágios no estrangeiro.


Apoiar os emigrantes e luso-descendentes que queiram voltar ao país para estabelecer empresas e promover a contratação de emigrantes em empresas portuguesas no estrangeiro são algumas das medidas que esta quinta-feira vão ser aprovadas em Conselho de Ministros. O programa VEM (Valorização do Empreendedorismo Emigrante), pretende apoiar numa fase inicial entre 40 a 50 projetos de portugueses que estejam no estrangeiro e queiram voltar para Portugal com ideias para um negócio. Medidas devem entrar em vigor até ao fim de junho.

As medidas foram noticiadas pelo Público e Pedro Lomba, secretário de Estado Adjunto do Ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, diz ao jornal que se trata de “uma medida que nunca existiu nestes moldes”. Segundo o governante, a medida VEM vai facultar uma subvenção com limite máximo consoante o projeto que emigrantes ou luso-descendentes apresentem para regressar ao país, criar o seu emprego e criar outros postos de trabalho. Os valores vão situar-se entre os 10 mil e os 20 mil euros.

Ao Observador, Pedro Lomba diz que as medidas foram desenhadas tendo em conta “um conjunto de contributos” das comunidades portuguesas e que visam ajudar não só os imigrantes com maiores qualificações e empreendedores, mas também os emigrantes desempregados que se encontrem em situação vulnerável noutros países. O Governo vai apoiar as empresas que recrutem emigrantes portugueses, atraindo-os novamente para o país, e ainda promover estágios em Portugal para emigrantes inscritos em centros de emprego noutros países.

O Governo quer também incentivar a mobilidade de investigadores, promovendo também nesta estratégia para as migrações novas bolsas de estudo e bolsas de doutoramento, mas também dar condições para os investigadores portugueses regressarem a Portugal e continuarem a sua pesquisa. Outra medida neste pacote é a internacionalização do programa Escolhas, que em Portugal ajuda à integração de filhos de imigrantes, e que vai ter dois projetos-piloto, um deles no Reino Unido, para apoiar emigrantes em situações difíceis e filhos de emigrantes portugueses.

Em estudo, segundo Pedro Lomba, estão os possíveis apoios ao regresso das famílias com comparticipação do Estado nas despesas de regresso a Portugal. O secretário de Estado lembra que um terço dos portugueses nascidos depois de 2007, nasceram fora de Portugal.

Dynamics Community Victor Parada's Activities

Entrada destacada

Plex, o que é e como funciona?

Certamente, em mais de uma ocasião, você ouviu falar do Plex como uma ferramenta que as pessoas chamam de solução definitiva para assis...

Crypto Currency News

LaPatilla.com

Crypto Currency News

Jornal de Notícias - Nacional

Crypto Currency News

20minutos.es

Crypto Currency News

Colombia News | Colombia Reports

Crypto Currency News

SexByRSS.com

Playboy Enterprises

Euronews

Microsoft Research Downloads

Autoweek.com Latest Stories

Autoweek.com Latest Stories

2016 USA Election Central

Gaming - NVIDIA Newsroom

Latest Xbox One Game Metascores on Metacritic

Latest Xbox 360 Game Metascores on Metacritic

Latest PC Game Metascores on Metacritic